Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina - Sexta

Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina - Sexta
Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina - Sexta

Sexta-feira, 29 de dezembro | Ano Bíblico: Ap 20–22


Leia, de Ellen G. White, “Unidade e Amor na Igreja”, p. 477, 478; “Amor Pelos que Erram”, p. 604-606, em Testemunhos Para a Igreja, v. 5; “Auxílio aos Tentados”, p. 166, em A Ciência do Bom Viver; p. 719, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6.

“Vi o perigo em que o povo de Deus incorre ao olhar para o irmão e a irmã White, pensando que deve ir a eles com suas preocupações e em busca de conselho. Isso não deve ser assim. Eles são convidados por seu compassivo e amoroso Salvador a ir a Ele quando cansados e sobrecarregados, e Ele os aliviará […]. Muitos vêm a nós com a pergunta: Devo fazer isto? Devo envolver-me nesta empreitada? Ou, com relação ao vestuário: Devo usar este ou aquele artigo? Respondo-lhes: Vocês professam ser discípulos de Cristo. Estudem suas Bíblias. Examinem cuidadosamente e com oração a vida de nosso querido Salvador quando habitava entre os homens na Terra. Imitem-na e não se desviarão do caminho estreito” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 118, 119).

“Os que decidem não fazer, em nenhum sentido, coisa alguma que desagrade a Deus, depois de Lhe apresentarem seu caso saberão a direção que deverão seguir” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 668).

“A independência de espírito é susceptível de levar o agente humano a ter demasiada confiança em si mesmo e em seu próprio discernimento, de preferência a respeitar o conselho e […] a maneira de julgar de seus irmãos” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 163, 164).

Perguntas para discussão

Com base nos temas desta semana, qual é o equilíbrio nestas situações:

1. Como ser fiéis ao que cremos sem julgar os que entendem as coisas de maneira diferente da nossa?

2. Como ser fiéis à nossa consciência, não buscando ser a consciência dos outros, mas ajudar os que estão equivocados? Quando devemos falar e quando devemos ficar em silêncio? Em quais situações seremos culpados se guardarmos silêncio?

3. Como ser livres no Senhor e ao mesmo tempo perceber nossa responsabilidade de ser bons exemplos para aqueles que nos admiram?

Respostas e atividades da semana: 

1. B. 
2. Divida a classe em duplas e peça aos alunos que discutam como podemos explicar a um incrédulo por que nos abstemos das carnes imundas, sem citar Romanos 14, visto que essa passagem não se refere a esse assunto. 
3. V; V. 
4. Reflita com os alunos sobre o juízo. Peça a eles que escrevam os pecados pelos quais Deus os condenará, se não se arrependerem. Peça que levem esse papel para casa e orem para que Deus os ajude a abandonar esses pecados. 
5. Resposta pessoal. 
6. Resumo pessoal. Devemos deixar de fazer aquilo que escandaliza nosso irmão. 
7. B. 
8. Solicite que um aluno responda essa pergunta. 
9. V; F. 
10. Promova uma discussão a respeito do que significa renunciar a nós mesmos e levar a nossa cruz. 
11. Peça aos alunos que conversem em grupos de dois ou três sobre maneiras práticas de agradar os outros. 
12. Leia os textos sugeridos na pergunta e escolha a bênção com a qual você mais se identificou. 
13. Peça que um aluno leia a passagem em voz alta e tire suas conclusões.

SÁBADO À TARDE | DOMINGO | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |

Nenhum comentário:

Postar um comentário