Todo o Israel será salvo - Lição da Escola Sabatina - Quarta

Todo o Israel será salvo - Lição da Escola Sabatina - Quarta
Todo o Israel será salvo - Lição da Escola Sabatina - Quarta

Quarta-feira, 13 de dezembro | Ano Bíblico: Hb 4–6


6. Leia Romanos 11:25-27. Quais acontecimentos importantes Paulo previu nessa passagem?

Há séculos, os cristãos têm discutido e debatido sobre Romanos 11:25-27. Alguns pontos, entretanto, são claros. Para começar, todo o conteúdo desses versos trata da ação divina para alcançar os judeus. O que Paulo estava dizendo é uma resposta à pergunta feita no início do capítulo: “Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo”? Sua resposta, obviamente, foi não. Ele explicou que (1) a cegueira (do grego porosis, cujo significado é “endurecimento”, ARA) foi apenas “em parte” e (2) temporária, “até que chegasse a plenitude dos gentios” (Rm 11:25, NVI).

O que significa “a plenitude dos gentios”? Muitos entendem essa expressão como uma forma de representar o cumprimento da comissão evangélica, na qual todo o mundo ouvirá o evangelho. “A plenitude dos gentios” chegará quando o evangelho for pregado em toda parte. A fé de Israel, manifestada em Cristo, será universalizada. O evangelho terá sido pregado a todo o mundo. A vinda de Jesus está próxima. Nesse momento, então, muitos judeus começarão a vir a Jesus.

Outro assunto difícil é o significado da expressão “todo o Israel será salvo” (Rm 11:26). Isso não deve ser interpretado no sentido de que todo judeu, por algum decreto divino, terá a salvação no tempo do fim. As Escrituras não pregam em nenhuma parte o universalismo, seja para toda humanidade, seja para determinado segmento. Paulo esperava salvar “alguns deles” (Rm 11:14). Assim como ocorre em todos os grupos de pessoas, alguns aceitaram o Messias, outros O rejeitaram.

Comentando sobre Romanos 11, Ellen G. White falou de um tempo “na proclamação final do evangelho” em que “muitos judeus […] receberão a Cristo pela fé como seu Redentor” (Atos dos Apóstolos, p. 381).

“Há uma poderosa obra a ser feita no mundo. O Senhor declarou que os gentios serão recolhidos, e não somente os gentios, mas os judeus. Há entre os judeus muitos que serão convertidos e por meio de quem veremos a salvação de Deus sair como lâmpada ardente. Há judeus por toda parte, e a eles deve ser levada a luz da verdade presente. Há entre eles muitos que virão para a luz e que proclamarão a imutabilidade da lei de Deus com admirável poder” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 578).




Pense nas raízes judaicas da fé cristã. Um estudo seletivo da religião judaica poderia ajudá-lo a entender melhor sua fé cristã?


Nenhum comentário:

Postar um comentário