A carne ou o Espírito - Lição da Escola Sabatina - Terça

 A carne ou o Espírito - Lição da Escola Sabatina - Terça
 A carne ou o Espírito - Lição da Escola Sabatina - Terça

Terça-feira, 28 de novembro | Ano Bíblico: 2Co 8–10

4. “Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” (Rm 8:5, 6). Reflita sobre esse texto. Qual é sua mensagem básica? O que ele lhe revela sobre sua maneira de viver?

Nessa passagem, o termo “inclinam” é usado no sentido de “conforme, de acordo com” (kata, em grego). “Cogitam” significa, nesse verso, “pensar em alguma coisa”. Um grupo de pessoas pensa em realizar os desejos naturais; o outro fixa a mente nas coisas do Espírito, a fim de seguir Suas ordens. Visto que a mente determina as ações, os dois grupos vivem e agem de maneira diferente.

5. De acordo com Romanos 8:7, 8, o que a mente carnal é incapaz de fazer? 
Assinale a alternativa correta:

A.( ) Levar-nos à perdição.

B.( ) Agradar a Deus.

Concentrar-se na satisfação dos desejos da carne é, na realidade, estar em estado de inimizade contra Deus. Aquele cujo pensamento é esse, não se preocupa em fazer a vontade do Senhor. Ele pode até estar em rebelião contra Deus, desprezando abertamente Sua lei.

Paulo desejava enfatizar especialmente que, se você está separado de Cristo, é impossível guardar a lei de Deus. Paulo retornou a esse tema repetidas vezes: não importa quanto tentemos, à parte de Cristo, não podemos obedecer à lei.

O propósito especial de Paulo era convencer os judeus de que eles precisavam de algo mais do que sua “Torá” (lei). Por sua conduta, eles mostraram que, embora tivessem a revelação divina, eram culpados dos mesmos pecados dos gentios (Rm 2). A grande lição era que eles precisavam do Messias. Sem Ele, seriam escravos do pecado, incapazes de escapar de seu domínio.

Essa foi a resposta de Paulo aos judeus que não conseguiam entender por que o que Deus lhes havia concedido no Antigo Testamento já não era mais suficiente para a salvação. Paulo admitiu que tudo o que eles estavam fazendo era bom, mas que eles também precisavam aceitar o Messias que tinha vindo.


Pense em suas últimas 24 horas. Suas ações foram guiadas pelo Espírito ou pelas paixões da carne? O que sua resposta lhe revela? Quais mudanças você deve fazer? Como fazê-las?

Nenhum comentário:

Postar um comentário