A lei é santa - Lição da Escola Sabatina - Terça

A lei é santa - Lição da Escola Sabatina - Terça
A lei é santa - Lição da Escola Sabatina - Terça
Sábado à Tarde | Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta 

Terça-feira, 21 de novembro | Ano Bíblico: 1Co 1–4

4. Leia Romanos 7:12. Como entendemos esse verso no contexto do que Paulo estava discutindo? Assinale a alternativa correta:

A.( ) A lei é santa, justa e boa, pois revela o caráter de Deus e nossa necessidade de Jesus.

B.( ) A lei é transitória. No Céu não haverá lei.

Visto que os judeus reverenciavam a lei, Paulo a exaltou de todas as maneiras possíveis. A lei é boa pelo que ela faz, mas não pode realizar aquilo que nunca foi seu propósito: salvar-nos do pecado. Para isso precisamos de Jesus, pois a lei (seja todo o sistema judaico ou a lei moral em particular) não pode trazer salvação. Somente Cristo e Sua justiça, que recebemos pela fé, podem salvar.

5. Leia Romanos 7:13. O que Paulo culpou por sua condição de “morte” e o que ele isentou? Essa distinção é importante? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) A lei foi culpada e o pecado foi isento.

B.( ) O pecado foi culpado e a lei foi isenta.

Em Romanos 7:13, Paulo apresentou a “lei” no melhor sentido possível. Ele culpou o pecado, não a lei, por sua condição pecaminosa; isto é, o pecado desperta “toda sorte de concupiscência [desejo, cobiça]” (Rm 7:8). A lei é boa, pois é o padrão divino de conduta. Porém, Paulo estava condenado diante dela.

6. De acordo com Romanos 7:14, 15, por que o pecado teve tanto êxito em mostrar que Paulo era um terrível pecador?

Carnal significa “relacionado à carne”. Portanto, Paulo precisava de Jesus Cristo. Somente Ele poderia livrá-lo da condenação (Rm 8:1) e da escravidão do pecado.

Paulo se descreveu como “vendido à escravidão do pecado”. Não conseguia fazer o que gostaria de fazer.

Por meio dessa ilustração, Paulo estava tentando mostrar aos judeus a necessidade que tinham do Messias. Ele já havia indicado que a vitória só era possível debaixo da graça (Rm 6:14). Esse pensamento é ressaltado em Romanos 7. Viver sob a “lei” significa ser escravo do pecado, um mestre impiedoso.




Você já brincou com o pecado, pensando que poderia controlá-lo, mas foi escravizado por esse senhor mau? Bem-vindo à realidade! Por que você deve se entregar a Jesus e morrer para si mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário