Morto para a lei - Lição da Escola Sabatina - Domingo

Morto para a lei - Lição da Escola Sabatina
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Domingo, 19 de novembro | Ano Bíblico: Rm 11–13

1. Leia Romanos 7:1-6. Qual ilustração Paulo usou para mostrar aos seus leitores a relação deles com a lei? O que ele defendeu com essa ilustração? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) A lei conjugal. A lei moral não tem mais validade hoje.

B.( ) A lei cerimonial. Ainda estamos sujeitos à lei cerimonial.

A ilustração de Paulo em Romanos 7:1-6 é um pouco complexa, mas uma análise cuidadosa da passagem nos ajudará a seguir seu raciocínio.

No contexto geral da carta, Paulo estava tratando do sistema de culto estabelecido no Sinai; foi isso que ele quis dizer muitas vezes com a palavra lei. Os judeus tiveram dificuldade em compreender que esse sistema, dado a eles por Deus, devia terminar com a vinda do Messias. Paulo estava lidando com cristãos judeus que ainda não estavam prontos para abandonar o que tinha sido uma parte tão importante de sua vida.

Em essência, a ilustração de Paulo é a seguinte: uma mulher é casada com um homem. A lei a liga ao marido enquanto ele viver. Durante sua vida, ela não pode ter relações com outros homens. Mas quando ele morre, ela fica livre da lei que a ligou ao marido (Rm 7:3).

2. De acordo com Romanos 7:4, 5, como Paulo aplicou a ilustração da lei do casamento ao sistema do judaísmo?

Assim como a morte do marido livra a mulher da lei de seu marido, também a morte da velha vida na carne, por meio de Jesus Cristo, libertou os judeus da lei que eles deviam guardar até que o Messias cumprisse seus tipos.

Os judeus então estavam livres para “se casar novamente”. Eles foram convidados a se “casar” com o Messias ressuscitado e, assim, dar frutos para Deus. Essa ilustração foi mais um instrumento usado por Paulo para convencer os judeus de que eles agora estavam livres para abandonar o antigo sistema.

Novamente, considerando todas as outras coisas que Paulo e a Bíblia declaram sobre a obediência aos Dez Mandamentos, não faz sentido afirmar aqui que Paulo estava dizendo a esses cristãos judeus que os Dez Mandamentos não eram mais obrigatórios. Aqueles que usam esses versos para tentar defender esse argumento – de que a lei moral foi abolida – não desejam na verdade defender isso; o que eles realmente querem dizer é que só o sábado foi extinto, não o restante da lei. Interpretar que Romanos 7:4, 5 ensina que o quarto mandamento foi abolido, rejeitado ou substituído pelo domingo é dar-lhe um significado jamais concebido pelo apóstolo.

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