Vencendo o pecado - Lição da Escola Sabatina - Sábado |
Lição 7 | 11 a 18 de novembro | Sábado à tarde | Ano Bíblico: At 16–18
VERSO PARA MEMORIZAR: “O pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Rm 6:14).LEITURAS DA SEMANA: Rm 6; 1Jo 1:8–2:1
Se as obras não podem nos salvar, por que se preocupar com elas? Por que não continuar pecando?
O capítulo 6 é a resposta de Paulo a essa importante pergunta. O apóstolo estava tratando do que comumente se entende por “santificação”, o processo pelo qual vencemos o pecado e refletimos cada vez mais o caráter de Cristo. A palavra santificação, que vem do termo grego hagiasmos, aparece apenas duas vezes no livro de Romanos (nos versos 19 e 22 do capítulo 6).
Isso significa que Paulo não tinha nada a dizer sobre o que comumente se entende por santificação? De maneira nenhuma!
Na Bíblia, “santificar” significa “dedicar”, geralmente a Deus. Portanto, “ser santificado” é muitas vezes apresentado como um ato passado e concluído. Por exemplo, Paulo mencionou “todos os que são santificados” (At 20:32). Os santificados, nessa definição, são os que foram dedicados a Deus.
No entanto, esse uso bíblico de “santificar” de maneira nenhuma nega a importante doutrina da santificação, nem o fato de que a santificação é obra de uma vida. A Bíblia endossa firmemente essa doutrina, mas geralmente usa outros termos para descrevê-la.
Nesta semana, contemplaremos outro aspecto da salvação pela fé, que facilmente pode ser mal interpretado: as promessas de vitória sobre o pecado na vida de alguém salvo por Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário