Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina - Sexta |
Sexta-feira, 24 de novembro | Ano Bíblico: 1Co 11–13
“Não há segurança nem repouso nem justificação na transgressão da lei. O homem não pode esperar colocar-se inocente diante de Deus e em paz com Ele, mediante os méritos de Cristo, se ao mesmo tempo continua em pecado” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 213).
“Paulo desejava que seus irmãos vissem que a grande glória de um Salvador que perdoa o pecado era o que dava significado a todo o sistema judaico. Desejava que vissem também que, quando Cristo veio ao mundo e morreu como sacrifício pelo homem, o tipo encontrou o antítipo.
“Depois que Cristo morreu na cruz como oferta pelo pecado, a lei cerimonial não podia mais ter vigência. Todavia, achava-se ligada à lei moral e era gloriosa. O todo trazia o sinete da divindade, e exprimia a santidade, justiça e retidão de Deus. E se era glorioso o ministério da dispensação que devia terminar, quanto mais não deveria ser gloriosa a realidade, quando Cristo fosse revelado, concedendo a todos os que criam Seu Espírito vitalizante e santificador?” (Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1220).
Pergunta para discussão
1. “Romanos 7:25 […] é a passagem mais clara de todas, e dela aprendemos que um mesmo homem (crente) serve, ao mesmo tempo, à lei de Deus e à lei do pecado. Ele é, ‘ao mesmo tempo, justificado e ainda continua sendo pecador’ (em latim, simul iustus et peccat); pois não diz: ‘Minha mente é escrava da lei de Deus’; nem diz: ‘Minha carne é escrava da lei do pecado’; mas sim: “Eu, de mim mesmo’. Ou seja, o homem completo, uma única e a mesma pessoa, está nessa escravidão dupla. […] Ele agradece a Deus por ser escravo da Sua lei e pede misericórdia por servir à lei do pecado. Mas ninguém pode dizer que uma pessoa carnal (não convertida) é escrava da lei de Deus. O apóstolo quis dizer: Veja, é exatamente como eu disse antes: os santos (crentes) são, ao mesmo tempo, pecadores e justos. […]. Eles são como doentes tratados por um médico. Esperam melhorar e estão começando a se recuperar. Estão prestes a reaver a saúde. Esses pacientes sofreriam o maior prejuízo se afirmassem arrogantemente que estão bem, pois sofreriam uma recaída pior (do que sua doença inicial)” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Comentário Sobre Romanos], p. 114, 115). Você concorda com o que Lutero escreveu? Comente com a classe.
Respostas e atividades da semana:
1. F; F.
2. Divida a classe em duplas. Peça aos alunos que estudem o texto e, juntos, formulem a melhor resposta. No final da atividade, pergunte se alguma dupla gostaria de compartilhar sua resposta.
3. A.
4. A.
5. F; V.
6. Escolha um aluno para responder a essa questão. Peça que compartilhe sua resposta com a classe.
7. Incentive os alunos a tomar nota de suas lutas. Solicite que eles levem as lutas descritas nas anotações a Deus em oração.
8. Enumere os argumentos de Paulo em uma folha de papel. Pergunte aos alunos quais desses argumentos eles consideram difíceis de entender. Como eles podem simplificá-los?
9. Resposta pessoal.
10. B.
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