O homem de Romanos 7 - Lição da Escola Sabatina - Quarta

O homem de Romanos 7 - Lição da Escola Sabatina - Quarta
O homem de Romanos 7 - Lição da Escola Sabatina - Quarta
Sábado à Tarde | Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta 

Quarta-feira, 22 de novembro | Ano Bíblico: 1Co 5–7

7. “Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim” (Rm 7:16, 17). Qual luta é apresentada nesse texto?

Usando a lei como um espelho, o Espírito Santo convence a pessoa de que ela está desagradando a Deus por não cumprir os requisitos da lei. Mediante os esforços para satisfazer essas exigências, o pecador mostra que aceita o fato de que a lei é boa.

8. Quais argumentos Paulo repetiu a fim de enfatizá-los? Rm 7:18-20

Para impressionar alguém quanto à sua necessidade de Cristo, o Espírito Santo muitas vezes o conduz através de um tipo de experiência da “antiga aliança”. Ellen G. White descreveu a experiência de Israel: “O povo não compreendia a pecaminosidade de seus corações, e que sem Cristo lhes era impossível guardar a lei de Deus; e prontamente entraram em aliança com Deus. Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, declararam: ‘Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos’ (Êx 24:7) […]. Apenas algumas semanas se passaram antes que violassem sua aliança com Deus e se curvassem para adorar uma imagem esculpida. Não poderiam esperar o favor de Deus mediante uma aliança que tinham quebrado; e agora, vendo sua índole pecaminosa e a necessidade de perdão, foram levados a sentir que necessitavam do Salvador revelado na aliança abraâmica” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 371, 372).

Infelizmente, por não renovarem sua devoção a Cristo diariamente, muitos cristãos estão, de fato, servindo ao pecado, por mais que detestem admiti-lo. Eles racionalizam e argumentam que, na realidade, estão passando pela experiência normal da santificação e que simplesmente ainda têm um longo caminho a percorrer. Assim, em vez de levarem a Cristo pecados conhecidos e pedir a vitória sobre eles, essas pessoas se escondem atrás de Romanos 7, que lhes diz, pensam elas, que é impossível fazer o que é certo. Na verdade, esse capítulo revela que é impossível fazer o certo quando uma pessoa é escrava do pecado, mas a vitória é possível em Jesus Cristo.




Você tem vencido o pecado e o próprio eu, conforme a promessa de Cristo? Se não, por quê? Quais escolhas erradas você tem feito?

Faça do batismo uma festa espiritual de gratidão e louvor a Deus. Acolha as pessoas com amor e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário