Em Jesus Cristo - Lição da Escola Sabatina - Domingo

Em Jesus Cristo - Lição da Escola Sabatina - Domingo
Em Jesus Cristo - Lição da Escola Sabatina - Domingo

Domingo, 26 de novembro | Ano Bíblico: 2Co 1–4

1. Em Romanos 8:1, o  que significa “nenhuma condenação”? Por que isso é uma boa notícia? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Cristo nos livra da penalidade do pecado.

B.( ) Não somos condenados por causa das nossas boas obras.

“Em Cristo Jesus” é uma expressão comum nos escritos paulinos. Estar “em” Cristo Jesus significa aceitá-lo como Salvador. Confiamos nEle completamente e decidimos fazer do estilo de vida dEle o nosso estilo de vida. O resultado é uma íntima união pessoal com Jesus.

A expressão “em Cristo Jesus” é contrastada com as palavras “na carne”. Ela também é contrastada com a experiência detalhada no capítulo 7, em que Paulo descreveu a pessoa condenada (antes de sua entrega a Cristo) como alguém carnal, significando que ela é uma escrava do pecado. Essa pessoa está sob a condenação da morte (Rm 7:11, 13, 24). Ela serve à “lei do pecado” (Rm 7:23, 25). Está em um terrível estado de miséria (Rm 7:24).

Mas essa pessoa se rende a Jesus e uma mudança imediata ocorre em seu status diante de Deus. Anteriormente condenada como transgressora da lei, ela agora se encontra perfeita diante do Senhor como se nunca tivesse pecado, pois a justiça de Jesus Cristo a cobre completamente. Não há mais condenação, não porque a pessoa seja irrepreensível, sem pecado ou digna de vida eterna (ela não é), mas porque o registro da vida perfeita de Jesus toma o lugar do registro da pessoa; portanto, não há condenação.

Mas a boa notícia não termina aí.

2. De acordo com Romanos 8:2, o que liberta alguém da escravidão do pecado? Assinale a alternativa correta

A.( ) A lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus.

B.( ) O cumprimento da lei cerimonial.

Nesse verso, a “lei do Espírito da vida” significa o plano de Cristo para salvar a humanidade, em contraste com a “lei do pecado e da morte”, que foi descrita no capítulo 7 como a lei pela qual o pecado governou, sendo o fim desta a morte. Em vez disso, a lei de Cristo traz vida e liberdade.




“Toda pessoa que se recusa a entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão […]. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas que prendem a pessoa na escravidão do pecado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 466). Você é um escravo ou está livre em Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário