Adão e Jesus - Lição da Escola Sabatina - Sábado |
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Jo 16–18
VERSO PARA MEMORIZAR: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1, 2).
LEITURAS DA SEMANA: Rm 5
Paulo demonstrou o argumento de que a justificação, ou a aceitação de Deus, só vem pela fé em Jesus Cristo, pois somente Sua justiça é suficiente para nos dar a aprovação do nosso Senhor. Com base nessa verdade poderosa, Paulo passou a explanar mais sobre esse tema. Demonstrando que a salvação tem que ser pela fé e não por obras, nem mesmo para alguém “justo” como Abraão, Paulo voltou seu olhar para o panorama completo; isto é, o que causou o pecado, o sofrimento e a morte, e como a solução se encontra em Cristo e no que Ele fez pela humanidade.
Pela queda de um homem, Adão, toda a humanidade enfrentou condenação, alienação e morte; pela vitória de um só homem, Jesus, todo o mundo foi trazido a uma nova condição diante de Deus. Mediante a fé em Jesus, o registro dos nossos pecados e, consequentemente, o castigo devido a eles, puderam ser remidos e perdoados para sempre.
Paulo contrastou Adão e Jesus, mostrando como Cristo veio desfazer o que Adão tinha feito e que, pela fé, as vítimas do pecado de Adão poderiam ser resgatadas por Jesus, o Salvador. O fundamento de tudo isso é a morte substitutiva de Cristo na cruz. Ela abriu o caminho para que todo ser humano, judeu ou gentio, fosse salvo por Jesus, que, com Seu sangue, trouxe justificação para todos os que O aceitam.
Certamente, esse é um tema digno de ser exposto, pois é o fundamento de toda a nossa esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário