A carta do apóstolo Paulo - Lição da Escola Sabatina

A carta do apóstolo Paulo - Lição da Escola Sabatina
A carta do apóstolo Paulo - Lição da Escola Sabatina

Domingo, 01 de outubro | Ano Bíblico: Zc 9–11

O texto de Romanos 16:1 e 2 indica que Paulo provavelmente escreveu essa carta na cidade grega de Cencreia, próxima a Corinto. A menção que Paulo fez de Febe, uma moradora da região de Corinto, estabelece esse lugar como o cenário provável para a carta aos Romanos.

Um dos objetivos ao determinar a cidade de origem das epístolas do Novo Testamento é verificar a data em que elas foram escritas. Visto que Paulo viajava muito, saber qual era sua localização em determinado momento nos dá um indício da data.

Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda viagem missionária, de 49 a 52 d.C. (At 18:1-18). Em sua terceira viagem, de 53 a 58 d.C., ele visitou a Grécia novamente (At 20:2, 3) e recebeu uma oferta para dar aos santos em Jerusalém, perto do fim da sua viagem (Rm 15:25, 26). Portanto, a Epístola aos Romanos foi escrita provavelmente nos primeiros meses do ano 58 d.C.

1. De acordo com Atos 18:23, quais outras igrejas importantes Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Igrejas de Antioquia, Galácia e Frígia.

B.( ) Filadélfia e Laodiceia.

Ao visitar as igrejas da Galácia, Paulo descobriu que, durante sua ausência, falsos mestres tinham convencido os membros a se submeter à circuncisão e a guardar outros preceitos da lei de Moisés. Temendo que seus adversários chegassem a Roma antes dele, Paulo escreveu a carta aos romanos para evitar que a mesma tragédia acontecesse em Roma. Acredita-se que a Epístola aos Gálatas também foi escrita em Corinto, durante os três meses da permanência de Paulo ali em sua terceira viagem missionária, talvez logo após sua chegada.

“Em sua epístola aos Romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho. Ele afirmava sua posição nas questões que estavam agitando as igrejas judaicas e gentílicas, e mostrava que as esperanças e promessas que haviam pertencido antes aos judeus eram, agora, oferecidas também aos gentios” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).

Como dissemos, ao estudar qualquer livro da Bíblia, é importante saber por que ele foi escrito; isto é, de qual situação ele estava tratando. Por isso, para nossa compreensão da Epístola aos Romanos, é fundamental entender quais questões estavam inquietando as igrejas judaicas e gentílicas. A lição da próxima semana abordará essas questões.


.


Quais questões perturbam sua igreja no momento? As ameaças surgem mais de fora ou de dentro? Qual papel você desempenha nessas discussões? Você já parou para questionar seu papel, sua posição e suas atitudes nas lutas que enfrenta? Por que é tão importante esse tipo de autoavaliação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário