O Conflito - Lição da Escola Sabatina

O Conflito - Lição da Escola Sabatina
O Conflito - Lição da Escola Sabatina


Sábado à tarde | Ano Bíblico: Mt 8–10

VERSO PARA MEMORIZAR: “A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1:17).

LEITURAS DA SEMANA: Hb 8:6; Mt 19:17; Ap 12:17; Lv 23; At 15:1-29; Gl 1:1-12
A igreja primitiva era composta principalmente de judeus que jamais pensaram que, ao aceitar Jesus, o Messias de origem judaica, estavam se afastando da fé de seus pais ou das promessas da aliança que Deus havia feito ao Seu povo. Como podemos verificar, eles estavam certos. A questão para os primeiros cristãos judeus não era se seus compatriotas tinham que se tornar cristãos para aceitar Jesus. A questão para muitos deles era se os gentios tinham que se tornar judeus antes que pudessem aceitar a Cristo.

Somente mais tarde, no concílio de Jerusalém, houve uma resposta sólida. Eles tomaram a decisão de não incomodar os gentios com uma série de regulamentos e leis. Ou seja, os gentios não precisavam se tornar judeus antes de aceitar a Cristo.

Contudo, apesar da decisão, alguns mestres continuaram a atormentar as igrejas, insistindo com os gentios convertidos à fé que era preciso obedecer essas regras e leis, inclusive a circuncisão (não exatamente um procedimento que tornaria atrativa para um adulto a adesão ao cristianismo). Isto é, eles pensavam que, a fim de participar das promessas da aliança, esses gentios tinham que obedecer a muitas regras e regulamentos considerados indispensáveis para os israelitas.

Quais foram as questões, e como elas foram resolvidas?




A partir de hoje, 7 de outubro, será lançado o Mutirão de Natal em todo o Brasil. Não perca a oportunidade de se envolver. Torne sua igreja mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário