As obras da lei - Lição da Escola Sabatina |
Domingo, 22 de outubro | Ano Bíblico: Lc 6–8
1. Leia Romanos 3:19, 20. O que Paulo disse sobre a lei? O que a lei faz e o que ela não faz ou não pode fazer? Por que é muito importante que todos compreendam esse assunto?
Paulo estava usando o termo “lei” em seu sentido amplo, conforme os judeus de seu tempo o compreendiam. Pelo termo “Torá” (a palavra hebraica para “lei”), um judeu ainda hoje pensa especialmente na instrução de Deus descrita nos primeiros cinco livros de Moisés, mas também, no sentido mais geral, em todo o Antigo Testamento. A lei moral (mais a ampliação dela nos estatutos e juízos, assim como nos preceitos cerimoniais) fazia parte dessa instrução. Por isso, nesses versos de Paulo, podemos pensar na lei como o sistema do judaísmo.
Estar debaixo da lei significa estar sob sua jurisdição. A lei, entretanto, revela diante de Deus as falhas e a culpa de uma pessoa. A lei não pode remover essa culpa; o que ela pode fazer é levar o pecador a buscar um remédio para esse problema.
Quando aplicamos o livro de Romanos aos nossos dias, em que a lei judaica não é mais obrigatória, pensamos na lei especialmente em termos de lei moral. Assim como o sistema do judaísmo não pôde salvar os judeus, essa lei também não pode nos salvar. Salvar um pecador não é função da lei moral. Sua função é revelar o caráter de Deus e mostrar às pessoas em quais áreas elas não conseguem refletir esse caráter.
Seja qual for a lei (moral, cerimonial, civil ou uma combinação de todas elas), a obediência a qualquer uma ou a todas elas não tornará ninguém justo aos olhos de Deus. Na verdade, a lei nunca teve a intenção de cumprir esse objetivo. Ao contrário, ela deve mostrar nossas falhas e nos levar a Cristo.
Assim como os sintomas de uma doença não podem curá-la, a lei também não pode nos salvar. Os sintomas não curam; eles mostram a necessidade da cura. É assim que funciona a lei.
Seus esforços para guardar a lei têm sido bem-sucedidos? O que essa resposta revela sobre a futilidade de tentar se salvar mediante a obediência à lei?
De 19 a 26 de novembro haverá o evangelismo de colheita. Mais de 4 mil pregadores serão usados por Deus e milhares de pessoas tomarão a decisão pelo batismo. O que você pode fazer para motivar sua igreja e tornar esse movimento um sucesso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário