Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina |
Sexta-feira, 27 de outubro | Ano Bíblico: Lc 21, 22
Leia, de Ellen G. White, “A Justiça de Cristo na Lei”, p. 236-239; “Vinde, Buscai e Encontrareis”, p. 331-335; “Obediência Perfeita Por Meio de Cristo”, p. 373, 374, em Mensagens Escolhidas, v. 1. Leia também, da mesma autora, “Onde Encontrar a Verdade”, p. 128, 129, em Parábolas de Jesus.
“Ainda que a lei não possa remir a pena do pecado, mas responsabiliza o pecador por toda a sua dívida, Cristo prometeu perdão abundante a todos os que se arrependem e creem em Sua misericórdia. O amor de Deus se estende em abundância ao cristão arrependido. O estigma do pecado sobre a pessoa só se pode apagar com o sangue do sacrifício expiatório […] dAquele que é igual ao Pai. A obra de Cristo – Sua vida, humilhação, morte e intercessão pelo ser humano caído – engrandece a lei e a torna gloriosa” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 371).
“O caráter de Cristo substituirá seu caráter, e você será aceito diante de Deus como se não tivesse pecado” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 62).
“Quando o apóstolo disse que somos justificados ‘independentemente das obras da lei’, ele não se referiu às obras da fé e da graça; pois aquele que realiza tais obras não crê que é justificado realizando-as. (Ao realizar essas obras de fé), o cristão procura ser justificado (pela fé). ‘Obras da lei’ para o apóstolo são as obras em que os presunçosos confiam, como se, ao fazê-las, fossem justificados e assim se tornassem justos por causa de suas obras. […] Enquanto fazem o bem, não procuram a justiça, mas apenas desejam se vangloriar de que já obtiveram a justiça por meio de suas obras” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Comentário Sobre Romanos], p. 80).
Perguntas para discussão
1. Com base nos textos bíblicos desta semana, escreva um parágrafo resumindo o que eles estão dizendo. Compartilhe seu parágrafo com a classe.
2. Leia a citação de Lutero acima. Por que essa verdade motivou Martinho Lutero? Por que é importante entender essa questão ainda hoje?
3. “Os Adventistas do Sétimo Dia se consideram herdeiros e edificadores sobre as ideias da Reforma […] a respeito da justificação pela graça mediante a fé somente, e restauradores e representantes da plenitude, clareza e equilíbrio do evangelho apostólico” (Ivan T. Blazen, “Salvação”, Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 345). Temos razões para acreditar que essa descrição corresponde à nossa realidade?
Perguntas e atividades da semana: 1. Divida a classe em duplas. Peça aos alunos que conversem entre si a respeito da função da lei e de suas limitações. Em seguida, verifique se alguma dupla gostaria de compartilhar sua resposta. 2. Peça que os alunos compartilhem suas reflexões sobre o texto de Rm 3:21. 3. Reflexão pessoal. 4. Por sua graça, Jesus Cristo nos justifica, tornando-nos justos. Isso ocorre porque Ele toma o nosso lugar. Jesus oferece a redenção, como garantia ao pecador. 5. A. 6. F, V.d
Nenhum comentário:
Postar um comentário