Justificação pela fé - Lição da Escola Sabatina |
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Lc 3–5
VERSO PARA MEMORIZAR: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rm 3:28).
LEITURAS DA SEMANA: Rm 3:19-28
Nesta lição, chegamos ao tema principal de Romanos: a justificação pela fé, a grande verdade que, mais do que qualquer outra, provocou a Reforma Protestante. E, apesar de todas as declarações contrárias, Roma não mudou em nada, em relação a essa crença, a posição que manteve em 1520, quando o papa Leão X emitiu uma bula papal condenando Lutero e seus ensinamentos. Martinho Lutero queimou uma cópia da bula, pois, se havia um ensinamento sobre o qual nunca se poderia fazer concessões, era e é a justificação pela fé.
A expressão em si é uma figura com base na lei. O transgressor da lei comparece diante de um juiz e é condenado à morte por suas transgressões. Entretanto, aparece um substituto e toma os crimes do transgressor sobre si mesmo, absolvendo, assim, o criminoso. Ao aceitar o substituto, o criminoso permanece agora perante o juiz, não só absolvido de sua culpa, mas também considerado como se nunca tivesse cometido os crimes pelos quais foi levado pela primeira vez ao tribunal. Tudo isso porque o substituto, que tem uma “ficha” perfeita, oferece ao criminoso perdoado sua própria e perfeita obediência à lei.
No plano da salvação cada um de nós é o criminoso. O substituto, Jesus, tem uma “ficha” limpa e perfeita. Ele está no tribunal em nosso lugar, Sua justiça foi aceita em lugar da nossa injustiça. Por isso somos justificados diante de Deus, não por causa de nossas obras, mas por causa de Jesus, cuja justiça se torna nossa quando a aceitamos “pela fé”. Essas são realmente boas-novas! Notícia melhor que essa? Impossível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário