Estudo adicional - Lição da Escola Sabatina |
Sexta-feira, 06 de outubro | Ano Bíblico: Mt 5–7
Leia, de Ellen G. White, “Os Mistérios da Bíblia”, p. 706, em Testemunhos Para a Igreja, v. 5; “A Salvação Para os Judeus”, p. 372-374, em Atos dos Apóstolos. Leia também Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 509, 510.
“A salvação da humanidade não é resultado de uma reflexão tardia ou de um improviso que se tornou necessário devido a uma inesperada reviravolta nos acontecimentos depois do surgimento do pecado. Em vez disso, ela tem sua origem em um plano divino para a redenção do homem, formulado antes da fundação do mundo (1Co 2:7; Ef 1:3, 14; 2Ts 2:13, 14) e arraigado no eterno amor de Deus pela humanidade (Jr 31: 3).
“Esse plano abrange a eternidade passada, o presente histórico e a eternidade futura. Inclui realidades e bênçãos como a eleição e a predestinação para que fôssemos o povo santo de Deus e semelhantes a Cristo, a redenção e o perdão, a unidade de todas as coisas em Cristo, o selamento com o Espírito Santo, o recebimento da herança eterna e a glorificação (Ef 1:3-14). Fundamentais para esse plano são o sofrimento e a morte de Jesus, que não foi um acidente da história nem o produto de mera decisão humana, mas estava fundamentada no divino propósito redentor (At 4:27, 28). Jesus foi, na realidade, “o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8; Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 310).
Perguntas para discussão
1. Qual é o significado da Reforma Protestante? O mundo seria muito diferente sem ela?
2. Reflita sobre o fato de que fomos chamados para a salvação mesmo antes da fundação do mundo (Tt 1:1, 2; 2Tm 1:8, 9). Por que isso é tão encorajador? O que isso nos revela sobre o amor de Deus por todos os seres humanos? Por que é tão trágico quando as pessoas dão as costas ao que lhes foi tão graciosamente oferecido?
3. Como sua classe pode ajudar a melhorar a reputação da sua igreja?
Respostas e atividades da semana: 1. A; 2. Incentive a participação dos alunos, perguntando o que eles aprenderam com o texto de Romanos 15:20-27. 3. B. 4. Divida a classe em duplas. Peça que os alunos compartilhem com seus parceiros uma experiência inesperada que tiveram, mas que acabou cumprindo o propósito de Deus em sua vida. 5. Escolha um aluno para responder essa pergunta. 6. Divida a classe em dois grupos. Promova uma discussão em cada grupo a respeito dos princípios da verdade, teologia e fé destacados em Rm 1:7. Escolha um representante de cada grupo para compartilhar sua resposta. Caso não seja possível dividir a classe em grupos, promova uma discussão geral. 7. Peça a opinião dos alunos. 8. F; V.
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No próximo sábado, 7 de outubro, peça que os alunos assinem o compromisso de estudo da Bíblia e da lição diariamente. No encerramento da Escola Sabatina, faça uma oração especial de consagração dos alunos.
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