Por Sua graça - Lição da Escola Sabatina,


Terça-feira, 24 de outubro | Ano Bíblico: Lc 12–14

4. Tendo em mente o que estudamos até agora sobre a lei e o que ela não pode fazer, leia Romanos 3:24. O que Paulo disse ali? O que significa o fato de que a redenção está em Jesus?

O que significa essa ideia de “justificar”, encontrada no texto? A palavra grega dikaioo, traduzida como “justificar”, pode significar “tornar justo”, “declarar justo” ou “considerar justo”. Ela possui a mesma construção radical que dikaiosune, “justiça” e a palavra dikaioma, “exigência justa”. Portanto, há uma estreita relação entre “justificação” e “justiça”, uma relação que nem sempre se revela em diversas traduções. Somos justificados quando Deus nos “declara justos”.

Antes dessa justificação, a pessoa é injusta e, portanto, inaceitável para Deus. Após a justificação ela é considerada justa e, portanto, aceitável a Ele.

E isso só acontece mediante a graça de Deus. Graça significa favor. Quando um pecador se volta para Deus em busca de salvação, é um ato de graça considerar ou declarar essa pessoa “justa”. É favor imerecido. O cristão é justificado sem nenhum mérito próprio, sem nenhuma reivindicação para apresentar a Deus em seu próprio favor, exceto seu absoluto desamparo. A pessoa é justificada pela redenção que há em Cristo Jesus, a redenção que Ele oferece como substituto e garantia do pecador.

A justificação é apresentada em Romanos como um ato pontual; isto é, acontece em um momento no tempo. Num momento o pecador está fora, injusto e rejeitado; no momento seguinte, após a justificação, a pessoa está dentro, justa e aceita.

Aquele que está em Cristo entende a justificação como um ato passado, que ocorreu quando ele se entregou totalmente a Cristo. “Ser justificado” (Rm 5:1) é, literalmente, “ter sido justificado”.

Naturalmente, se o pecador justificado cair e depois retornar a Cristo, a justificação ocorrerá novamente. Além disso, se a reconversão é considerada uma experiência diária, há um sentido no qual a justificação pode ser considerada uma experiência que se repete.




Se as boas-novas da salvação são tão maravilhosas, o que impede as pessoas de aceitá-las? O que faz você se afastar de tudo o que o Senhor lhe promete e oferece?


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